22 de dezembro de 2010

Tenho um avião para apanhar


Vou passar o Natal a casa, parto amanhã de tarde e vou ficar por terras portuguesas até ao dia 31, dia em que regresso a Praga e passa o ano na melhor das companhias.

Agora tenho que fazer as malas e levar tudo o que não vou mais precisar por estes lados, pois em Janeiro vou precisar de espaço para colocar tudo que comprar por aqui.

Estado: ansiosa!

19 de dezembro de 2010

Há pessoas e pessoas


Espero sempre demais das pessoas. Acredito sempre no bom coração das pessoas, mesmo quando elas me mostram que não o têm.
Penso sempre no melhor das pessoas, penso sempre que as pessoas oferecem o melhor que têm, que querem o melhor dos que as rodeiam, quando na verdade há pessoas que não querem saber de nós e que não querem nada de bom aos outros.

Considerar pessoas assim como amigas é uma atitude mal pensada, pois já se sabe o que vai acontecer. O problema é que não temos forma de descobrir se aquela pessoa que nós achamos ser uma das "boas" afinal é uma das "más". Temos que ir tentando.

A distância física significa a distância emocional? Não me parece. E esperar um "olá como vais?" ou um "tudo bem por aí?" só ficava era bem e por muito que me esforce para tentar perceber os motivos não me ocorre um único. E por isso fiquei à espera, e esperei que na realidade aquilo que eu estivesse a descobrir não fosse a verdade.

Há pessoas que desiludem. Sempre houve e sempre haverá. Só temos é que avançar e não ficar presos numa recordação em que outrora era tudo mais bonito e que tudo corria pelo melhor.
Pensar que as pessoas vão perceber o que estão a perder e talvez se arrependam nunca vai acontecer.


Cansei-me.

14 de dezembro de 2010

Frase #15


Existem dois monstros dentro de mim, um bom e um mau. 
Se quiseres saber qual sou, respondo-te : sou aquele que mais alimentares.

(autor desconhecido)

2 de dezembro de 2010

As tais camadas


Acho que não há mal nenhum em ter camadas, o mal é não as limpar de tempos a tempos.

Isto é, se nalgum dado momento não pensarmos na existência dessas camadas elas vão continuar ali inutilmente e sempre que pensarmos nelas, ou sempre que alguma situação a fizer que ela continua ali, vai doer.

E quando dermos por isso, a camada já se tornou em algo muito maior, que damos demasiada importância e que podia ser removida facilmente.

Só me falta encontrar a forma de remover certas camadas, que estão mais na hora de saírem. Já faltou mais.

24 de novembro de 2010

Em prol da solidariedade...


... e mesmo estando aqui, bem longe, decidi aderir à greve que neste momento é o centro da atenções no meu país.

e reforçar a ideia de que não se faz nada por estes lados

7 de novembro de 2010

Ufa... que trabalheira


Planear
v. tr.
1. Fazer o plano de.
2. Definir antecipadamente um conjunto de acções! ou intenções.
3. Ter algo como intenção.


Nunca pensei que andar a planear viagens fosse assim tão complicado. De cada vez que se olha para as agendas repara-se que por este ou aquele motivo temos que mudar horários, dias, transportes nas nossas viagens.

Já nos aconteceu termos que voltar para trás por termos ficado sem bilhetes, já mudamos uma mesma viagem quatro vezes, já revimos os horários dos transportes mil vezes.

Acho que as nossas viagens vão ser feitas através do google maps.

4 de novembro de 2010

Contagem


Há dois meses que não me sento no sofá para ver televisão. Não que fosse muito dependente disso, mas era um hábito que eu alimentava, especialmente quando não tinha nada que fazer.

Aqui funciona como uma espécie de terapia que só me faz é bem.

25 de outubro de 2010

22 de outubro de 2010

Há dias assim


"Passei os melhores 3 anos da minha vida contigo. Quero ser teu para sempre porque tu és  e serás sempre a minha metade perfeita. Foi bom ter-te conhecido, foi ainda melhor teres entrado na minha vida e  é incrivelmente bom amar-te, ser amado por ti, poder partilhar tudo contigo, poder sentir aquele bater mais forte do coração cada vez que te vejo, que te beijo, que te abraço! AMO-TE "
Acordar e ler esta mensagem logo de manhã é sinal de que o nosso dia não pode correr mal, só tem tudo para que corra bem.

21 de outubro de 2010

Vou perder a cabeça


Estive em Praga e encontrei uma loja com All Star a 40 euros e alguns nem chegavam aos 30. Por isso tenho que me controlar muito bem ou vou chegar a casa com uma nova colecção e aposto que a minha mãe não vai achar piada.

Mas um ou dois pares vou levar de certeza!

5 de outubro de 2010

2 de outubro de 2010

Preparem-se


... porque o vício vai começar. Esta nova temporada vai ficar na história por ser a única serie que neste momento eu estou a acompanhar e que vou ver durante o meu Erasmus.

Espero que não me desiluda. Hoje à noite é a noite do 1.º episódio.

Frase #14

"Mas nem tudo o que parte se volta a colar"

Música Balançar de Mafalda Veiga e Tiago Bettencourt

27 de setembro de 2010

O meu estado: constipada


Estou em Pilsen há 25 dias. A temperatura não tem sido muito baixa. O mínimo que já apanhámos aqui foi de 7 graus à noite e eu estava bem agasalhada. Mas como não podia deixar de ser hoje acordei neste estado.

20 de setembro de 2010

Frase #13


Quando somos novos fazemos tudo para lixar a nossa saúde. Quando somos velhos fazemos tudo para salvar a nossa saúde.

Dito por um estudante Erasmus

14 de setembro de 2010

A geografia da população jovem



É tão deprimente que jovens dos 20 aos 30 anos tenham um conhecimento geográfico tão escasso.
Ter que explicar dezenas de vezes que Portugal e Espanha são dois países diferentes que falam duas línguas diferentes e que Lisboa não é uma cidade de Espanha, não é tarefa fácil.

Vejam se estudam qualquer coisinha antes de saírem do vosso mundinho, sim?

13 de setembro de 2010

O início das aulas



Estou tão ansiosa que comece este ano lectivo. É já dia 20 que as minhas aulas vão começar e mal posso esperar por elas.

Nem acredito que estou a dizer isto, mas é bem verdade. Que comecem as aulas.

6 de setembro de 2010

Directamente de Pilsen



A primeira vez que andei de avião e foi inesquecível. Uma viagem de 3 horas sem problemas e com uma vista magnifica como podem comprovar pela fotografia, que foi tirada por mim.

Já passaram 4 dias e eu e a Xana estamos a adorar isto.
Como nós temos internet na nossa residência não temos muito tempo para actualizar nem por a par ninguém das novidades, mas vamos tentando fazer da melhor forma.

Por todas estas razões, este blog vai ficar um tanto ou quanto inactivo e darei prioridade a este blog.

30 de agosto de 2010

Uma longa viagem...


Esta minha viagem que se inicia já no próximo dia 2 de Setembro de 2010, irá com certeza marcar-me para toda a vida.

É uma viagem que não foi planeada com muitos anos de antecedência, nem tão pouco a viagem da minha vida, mas é sem dúvida uma viagem com a qual eu espero crescer.

E aqui sim será uma longa viagem, no que diz respeito ao meu crescimento pessoal e enriquecimento profissional. Tenho imensas expectativas com esta viagem e começo a criar sonhos e esperanças e a idealizar um certo tipo de vida.

A maioria das pessoas diz que só temos uma vida e que devemos aproveita-la ao máximo, eu não concordo na totalidade com esta frase. Quando somos pequenos temos um certo tipo de vida, a medida que vamos crescendo a nossa vida vai mudando e isso não será uma 2.ª, uma 3.ª vida que temos pela frente?

O que é certo é que temos que aproveitar todos os pedaços que a vida se encarrega de por no nosso caminho e neste momento a minha vida vai (voltar) mudar. Tenho perante mim um novo desafio e sei que o quero aproveitar ao máximo e da melhor maneira possível, mas e sobretudo não me quero desiludir a mim mesma com esta viagem.

Para alguns fazer uma viagem destas pode não ser nada de especial, mas para mim tem tudo de especial. E estou certa de que será uma longa viagem em diversos sentidos.



29 de agosto de 2010

Quase quase



O meu estado de ansiedade/nervosismo/pânico estão quase a atingir os picos máximos!

27 de agosto de 2010

A melhor passagem de ano até agora vai ser este ano!


Sim eu sei que ainda estamos em Agosto e que ainda falta muito tempo para se planear ou falar sequer da passagem de ano, mas é que eu já tenho novidades e estou tão contente.

Já é oficial que duas das minhas amigas vão ter comigo a Praga passar o ano e ainda faltam outras duas confirmar.

E pronto era só isto que queria dizer.

Ah, outra coisa: vai ser o máximo!!



Hoje vou juntar as minhas miúdas e vamos divertir-nos à grande. Porque uma despedida requer sempre um jantar de despedida. 

E como eu não gosto de quebrar tradições, venha ele!


Pode ser que nos encontrem numa qualquer rua do Bairro Alto.

Lisboa Mágica



O ano passado estive na 4.º edição deste excelente festival e posso garantir que quem lá esteve não se arrependeu. O que quer dizer que este ano podem contar novamente comigo.

Absolutamente imperdível.

Podem fazer o download do programa.

23 de agosto de 2010

Odeio ligar para o Call Center



Não sei se isto acontece com outras pessoas, mas sempre que preciso de ligar para um Call Center para esclarecer uma dúvida ou para pedir ajuda para resolver um problema, nunca resulta.

Acabei de ligar para uma operadora móvel para me elucidar sobre o roaming e as tarifas em vigor na República Checa. Acham que fiquei esclarecida? Nem por sombras!

E isso irrita-me.

É que ao menos podiam ter um documento com toda esta informação no site deles e aí eu não precisaria de fazer esta chamada que me custou 20 cêntimos, mas nem isso existe.

Se há coisas que me deixam fora de mim, esta é uma delas.

18 de agosto de 2010

Quando notícias boas e notícias más chegam ao mesmo tempo


Estive ausente de Lisboa (e por conseguinte da Internet) durante 4 dias. Ao chegar deparo-me com um e-mail à tanto esperado mas que não trazia só notícias boas, como eu pensava.

O meu Buddy finalmente deu sinais de vida e eis senão quando me transite simultaneamente vários tipos de sensação: felicidade, pânico, nervoso miudinho, ansiedade, expectativa, ...

Fiquei a saber que o meu Buddy é um rapaz, cujo nome eu não consigo pronunciar sequer, e que muito provavelmente me vai buscar ao aeroporto.

A minha companheira de quarto não vai ser quem eu gostaria que fosse, é uma portuguesa sim, mas eu não sei nada de nada sobre ela. Preferia mil vezes que fosse como no meu plano mental e fosse ela. Mas talvez se consiga resolver.
Entretanto também fiquei a saber que a minha companheira oficial de quarto só vai para a República Checa muito depois de mim, isto quer dizer que tenho um quarto só para mim, durante pelo menos uma semana.

Graças às novas tecnologias descobri num espaço de 5 minutos o Facebook do meu Buddy e bem, não vou fazer qualquer tipo de comentário sobre esta questão. Apenas este: esperemos que ao vivo seja bem diferente.

Faltam apenas 14 dias!!

9 de agosto de 2010

Mais uma tarefa concluída


Continuando com as arrumações a nível informático, hoje o dia foi tirado para formatar o portátil. Porque não quero que isto volte a acontecer, todo o cuidado é pouco.

Sendo assim, hoje limitei-me a tirar tudo o que estava no portátil, gravar em CD's, tudo muito bonitinho para que nada se perca nesta viagem. E assim ter todo o espaço disponível para por todo o conhecimento que aí vem.

7 de agosto de 2010

Dia de organizar o meu iPod


Nunca perco muito tempo a actualizar o meu iPod, coloco uma ou outra música nova de tempos a tempos e por isso quando dou por mim, já estou a ouvir músicas que datam do século passado.

Hoje passei a tarde quer a apagar essas tais músicas quer a sacar outras que já as queria ter há algum tempo. Esta era uma das tarefas que tinha para fazer na minha lista de Eramus e agora já posso dizer: "check! Já não falta tudo."

6 de agosto de 2010

Já está decidido



Quanto à roupa que vou levar para a República Checa, já está decidido, vou levar toda a minha roupa. Não vai ficar cá nada. Quer seja roupa de verão ou de inverno - tops, calções, camisolas, casacos, ...
Quando lá chegar ainda vai ser Verão e já me disseram que o frio que lá se sente é apenas na rua, pois dentro dos edifícios a temperatura é agradável.

A juntar a roupa que tenho aqui em casa para levar ainda falta aquela que vou comprar nestes últimos saldos que ainda por aí há.

E não se preocupem com o peso excessivo que isto pode ter, a TAP dá-me 30kg de bagagem. De certeza que dá para ir tudo (façam figas).

5 de agosto de 2010

Não gosto nada disto


Ir ao médico por rotina e a doutora dizer-me que gostava que eu fizesse análises não é nada agradável. Tirar sangue é uma tarefa bastante dolorosa e não estou a falar da parte física mas sim da psicológica. 

Saber que vou fazer análises esta semana deixa-me completamente desorientada e se acrescentar o facto de que na segunda-feira vou levar a última dose disto em pior estado fico.

O irónico disto é que eu quero tornar-me dadora de sangue, vai ser lindo, ai vai vai.

3 de agosto de 2010

Há tardes assim




Há tardes que se passam de forma simples mas com muita felicidade.

Hoje foi a tarde.

Elas estão de volta



Elas chegam amanhã da grande viagem. Já estou a ficar empolgada por saber de tudo o que por lá ficar. E até já estou a imaginar as histórias loucas que por aí vêem. Vai ser dias e dias a falar do mesmo assunto e eu vou adorar saber e ouvir o que há para ouvir e saber.

Pelas fotografias que fui recebendo ao longo dos dias, há coisas que elas não vão querer contar, mas o que acontece em terras do Tio Sam tem que ser partilhado!

30 de julho de 2010

27 de julho de 2010

Buddy system


Buddy system é um grupo de estudantes, no meu caso checos, que estão responsáveis por receber os estudantes Erasmus, ajudando-os com tudo e organizando actividades 
durante todo o semestre.
É suposto nós estudantes Erasmus ficarmos à espera que um buddy nos contacte via e-mail e tudo o mais, para organizarem certas coisas.
O da Xana já a contactou e já falaram de imensa coisa. Mas o meu ainda não deu sinais de vida!
Vou ficar aqui à espera e a desejar que seja alguém prestável com quem eu possa contar quando, na eventualidade de me perder naquele país.

Conservar o calor



Eu: Está tanto calor!

Ela: Olha podias era conservar o calor!

Eu: Hãn?

Ela: Sim e depois quando todos lá na República Checa tiverem a morrer de frio tu mandas-nos fotos de top!

25 de julho de 2010

Dilema


Dou comigo a pensar que às vezes quero ter o impossível. Quero ter tudo aquilo a que não tenho acesso, quero o que "a" "b" ou "c" têm. Sei que pode parecer um tanto ou quanto infantil, mas não é uma coisa que eu possa evitar.

Mas depois paro e penso que já tenho imensa coisa que muita gente gostaria de ter e não tem, que já é um luxo eu ter aquilo que tenho.

Mas depois uma questão me assombra: "mas e será errado querer ainda mais?". Bem, esta interrogação faz lembrar os vilões dos filmes que querem tudo e por isso mesmo acabam por ser os "maus da fita", mas eu não vejo a questão desse modo.

Só sonhando é que se vive, mas viver assim constantemente a querer aquilo que não tenho, não é vida para ninguém.

Preciso de me contentar, só que não sei como.

Miopia, round 2


Recentemente fui ao meu oftalmologista e recebi a boa notícia de que afinal posso usar lentes de contacto, com um uso moderado como é óbvio.
No entanto tenho obrigatoriamente que também usar óculos, uma vez que passo muito tempo fora de casa e não quero ficar como da última vez, em que por uso excessivo das lentes fiquei um fim de semana inteirinho sem conseguir abrir os olhos.

Surge portanto um problema: eu não gosto de usar óculos, mas tenho que os usar.

Já experimentei andar na rua sem eles, o que acontecia é que eu dizia "olá" a todas as pessoas que passavam com uma certa distância de mim. Não reconhecer as pessoas que passam na rua, não é lá muito agradável.
Uma outra coisa engraçada é que eu sem os óculos (e sem as lentes) fico um pouco mais surda, já dizia uma pessoa-que-eu-gostava-que-fosse-minha-amiga-mas-que-não-o-é *.

Há portanto que aceitar a realidade e escolher um bom par de óculos que eu não deteste tanto, o que vai acontecer é que eu vou demorar anos a tomar uma decisão. A variedade é imensa e o meu amor por eles é nulo.

Desejem-me sorte.

*post que pode,ou não, ser desenvolvido num outro dia.

19 de julho de 2010

Lá vão elas


Duas das minhas melhores amigas vão esta terça-feira para os Estados Unidos da América. O destino delas é este, mas nos entretantos vão passar por muitos outros sítios.

Uma viagem de uma vida que vai valer pela experiência. Escusado será dizer que neste momento andam em pânico porque ainda não arrumaram as malas. Uma aventura de 15 dias que vai passar a correr.

Só espero que me tragam uma(s) lembrança(s).

16 de julho de 2010

Portugueses em Erasmus



Esta ideia foi mesmo para a frente e neste momento o blog encontra-se no activo e a pedir colaboradores. Neste momento apenas temos um post sobre Paris, virão mais em breve, mas com a tua ajuda podem ser muitos mais. 

Existe também uma página no Facebook para todos aqueles que estiverem interessados em seguir todas as novidades.

Ansiedade



Comecei hoje a acordar a meio da noite a pensar em tudo aquilo que me falta fazer antes de chegar a Setembro. Ainda só vamos a meio do mês de Julho, isso significa que se isto continuar todas as noites vou chegar à República Checa com os olheiras do tamanho do mundo e isso não pode acontecer.

Mas a verdade é que ainda falta imensa coisa para tratar e tenho mesmo que começar a resolver as coisas agora, para não deixar tudo para a última da hora. 

29 de junho de 2010

110 anos do autor de "O Principezinho"



"Se calhar, as estrelas só estão iluminadas para que, um dia cada um de nós possa encontrar a sua."

Matisyahu - One day



Sometimes I lay under the moon
And I thank God I'm breathing

Then I pray don't take me soon
Cause I am here for a reason

Sometimes in my tears I drown
But I never let it get me down
So when negativity surrounds
I know someday it'll all turn around because

All my life I been waiting for
I been prayin for
For the people to say
That we don't want to fight no more
They'll be no more wars
And our children will play

One day

It's not about win or lose
cause we all lose when they feed
on the souls of the innocent blood drenched pavement 
keep on moving though the waters stay raging 

and in this life you may lose your way,
it might drive you crazy but don't let it phase you no way

Pre-chorus
Chorus

One day this all will change
Treat people the same
Stop with the violence down with the hate 
one day we'll all be free and proud to be 
under the same sun singing songs of freedom like...

25 de junho de 2010

A verdade é que


As tuas palavras conseguem magoar-me tanto.

Gostava de acreditar que não o fazes por mal, que apenas o dizes da boca para fora, para me fazer pensar.
Mas a verdade é que independentemente de tudo isso, no final magoa-me ouvir aquilo que tu tão imprudentemente me dizes.

E são essas mesmas palavras que me vão moldando enquanto ser humano que sou. São exactamente essas palavras que me ficam na cabeça, que me marcam. E que eu não as posso esquecer, quer passe 10 minutos, 10 dias, 10 meses. Ficam cá dentro, naquelas caixas que não é suposto abrir mais.

23 de junho de 2010

Blog - Erasmus



A minha amiga e companheira de viagem nesta aventura dona deste blog teve uma ideia genial, criar um blog nosso onde pudéssemos relatar todas as nossas aventuras enquanto estudantes ERASMUS.

Depois a ideia foi amadurecendo e neste momento a ideia é: criar um blog onde todas as pessoas que vão fazer ERASMUS ou que já fizeram possam escrever neste blog para assim ajudar futuros estudantes interessados e indecisos.

O objectivo é ter o máximo de informação possível e útil sobre os países onde se esteve e também a partilha de dicas entre todos.

Ainda está em fase de planeamento, mas assim que houver mais novidades, eu partilho aqui.

1.º Passo já está



O 1.º passo foi hoje tomado, as viagens já estão marcadas! Um viva a TAP e aos seus preços fantásticos e já agora um obrigada pela campanha de se poder levar 30kg de bagagem. Muito útil mesmo.

Ora bem, eu nunca andei de avião e já sinto um formigueiro na barriga só de pensar nisso. Vou andar de avião quatro vezes num espaço de cinco meses. Sim quatro vezes. 

Ir no início de Setembro, voltar para passar o Natal em família. Regressar à República Checa no fim de Dezembro (para fazer lá a passagem de ano) e vir definitivamente em finais de Janeiro.

22 de junho de 2010

Petição - Pobreza Infantil


"Peço aos líderes políticos da Europa para fazer todo o possível para acabar com a pobreza infantil já!"

É isto que todos nós pedimos e para que nos façamos ouvir basta assinar aqui e juntar-se a esta campanha que faz todo o sentido.

19 de junho de 2010

Ainda bem...


... que neste dia, no ano de 1978, o cartunista Jim Davis criou o tão famoso Garfield.
Para aqueles que não me conhecem desde sempre que eu adoro este belo felino, que alia o seu pessimismo ao seu tom cínico e de sabe-tudo.

Não me canso de ler as suas tiras que me deixam sempre bem disposta.

Parabéns!

Eu quero



Quero mesmo ir ver esta peça. Passar uma bela tarde em Cascais com a minha melhor amiga. Espero que o consiga fazer no próximo fim-de-semana. Depois conto-vos como foi.